afinal de contas... 

05/09 - 17h30 

REPRESENTATIVIDADE E ARTE 

Bora falar sobre representatividade trans?

Uma conversa sobre representatividade e a responsabilidade de nós artistas na construção do imagético do senso comum nas representações artísticas. O perigo de uma história única.

Mediadora: Renata Carvalho (SP) // Participantes: Sophia William (PE) e Xan Marçall (AM)

Renata Carvalho - atriz, diretora, dramaturga e transpóloga. Graduanda em Ciências Sociais. Fundadora do MONART (Movimento Nacional de Artistas Trans); do COLETIVO T e do Manifesto Representatividade Trans

Sophia William é Recifense, multiartista, performer, preparadora de elenco, arte-educadora e produtora cultural, formada em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco, produtora e integrante do Coletivo de Dança-Teatro Agridoce, produtora e curadora da segunda edição do Festival Transborda de Cultura Sem Gênero no ano de 2018. Assistente de produção do Porto Musical - 2018 e 2020, do Sonora - Festival Internacional de Compositoras - 2018, do VI Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação – 2018, do FINCAR - Festival Internacional de Cinema de Realizadoras - 2018 e do Coquetel Molotov - 2018. Trabalhou como produtora na Berlim Digital - 2019/2020.

Xan Marçall é atriz arte educadora Professora de Teatro. Kaaboka de Belém do Pará, Amazônia. Reside em Salvador há 14 anos. É membra fundadora do COLETIVO DAS LILITHS,  agrupamento formade por mulheres, trans, e lgb, onde investiga as narrativas míticas e históricas trans ancestrais. E a escrita dramatúrgica voltada para a reinvenção de si.